terça-feira, outubro 06, 2009

Expedição no rio Tejo

Dois dias passados no maior rio de Portugal, usufruímos da paisagem envolvente, numa aventura que ficou para sempre gravada nas nossas memórias. Há a destacar a enorme paz de espírito que o rio e as montanhas transmitem, aliada à diversidade dos animais que ali existem. Com particular incidência em várias espécies de aves que fazem das margens do rio o seu principal habitat.
De realçar a praia fluvial do Alamal onde pernoitamos. Reúne boas condições para a prática de campismo selvagem, tem um bar restaurante aberto aos fins-de-semana, com casas de banho públicas onde permite tomar duche. Esta aventura teve um planeamento detalhado, preparamos toda a logística antes de iniciarmos a actividade. Temos consciência que um mau planeamento pode transformar uma aventura supostamente agradável numa situação penosa.
Apesar de ser o maior rio de Portugal, a fraca precipitação nos últimos tempos, faz com que, o caudal esteja fraco, situação que dificultou a nossa tarefa em remar. Outro factor resultante da seca; está a causar no rio o desenvolvimento de algas que tornam a água esverdeada.
Apesar de todas as campanhas de sensibilização para a conservação e protecção da natureza, infelizmente a sul de Constância, observamos algumas “bocas” de poluição a descarregar para o rio, situação lamentável que faz parte da realidade actual.
O prazer de viver situações arrojadas e inovadoras no salutar convívio com a natureza, contribuíram para superarmos toda a fadiga inerente a esta aventura. Navegamos várias dezenas de quilómetros quase sempre à força de braços. Parabéns a toda equipa pelo excelente convívio e espírito de aventura...