sexta-feira, junho 12, 2009

Nordeste 2009 - Macedo de Cavaleiros

De 8 a 13 de Junho foi a data escolhida para arrancar com a competição nacional de parapente em Macedo Cavaleiros “Nordeste 2009”. Várias dezenas de pilotos ocorreram ao local e inevitavelmente as máquinas voadoras invadiram a serra de Bornes e zona envolvente. O local tem potencialidades para a prática de voo livre. Há apenas um senão; a existência de eólicas no cume da serra. No entanto, face ao protocolo estabelecido entre o Clube, a FPVL e a empresa que colocou as eólicas; conseguiram evitar a colocação das mesmas na zona da descolagem. Queremos enaltecer o trabalho notável de todos os intervenientes nesta acção. Os nossos responsáveis do voo livre conduziram com sucesso este grande projecto em prol da modalidade, desta forma o voo livre ficou mais enriquecido e todos os pilotos beneficiam desta situação.

Site oficial do evento: A Q U I
Blog aconselhado para seguir de perto o evento: A Q U I




terça-feira, junho 09, 2009

Inauguração descolagem de Minde


Decorreu de 6 a 7 de Junho em Minde, um encontro de BTT conjuntamente com o Parapente, organizado pela autarquia de Minde. Face às condições meteorológicas, não houve actividades de parapente, no entanto de uma forma simbólica foi inaugurada a nova descolagem de Minde pelo clube Amigos da Vida Selvagem. Embora a previsão meteorológica apontasse impossibilidade de voar, estiveram no local alguns elementos do clube na expectativa que as condições se alterassem. Há a realçar o fabuloso trabalho efectuado pela autarquia local que em coordenação com alguns elementos do clube Amigos da Vida Selvagem (Pinto da Silva), construíram uma ampla descolagem. Em condições normais permite a aterragem em top-landing. Junto ao parque de merendas foi colocado um suporte metálico que se destina ao ajuste de cadeiras. Após alguns anos de luta, Minde é agora um local de referência com boas condições de voo, a sua ampla descolagem orientada a NE, o curto acesso por estrada de asfalto entre a aterragem e a descolagem e os grandes espaços verdes na aterragem, fazem deste local uma excelente oportunidade de visita a todos os adeptos de parapente.

segunda-feira, junho 01, 2009

Linhares

No dia 31 de Maio, eu e o Paulo viajamos até à Catedral do Parapente (Linhares). A previsão apontava para um tecto de 3600 m, vento de noroeste relativamente fraco. Cerca das 13h00 o Paulo decide descolar e rapidamente atinge uma altura superior a 2000m. Quando já estava a cerca de 2500 m, o vento aumentou e as condições estavam boas para fazer distância. Com aquela intensidade de vento seria impossível avançar para Linhares. Decidiu fazer o seu voo de distância, tentei segui-lo por baixo, mas não tardou a perdê-lo de vista. Após 1h30 recebi uma chamada do nosso amigo Paulo, tinha aterrado em segurança em Três Povos, fez uma distância perto de 40 km. Eu fiz bem mais, mas rentinho ao chão... Mais uma bela aventura passada na serra da Estrela.